Como gerenciar o Comportamento Organizacional?

É inegável que o comportamento influencia em tudo no ambiente organizacional. Todos os resultados — sejam eles bons ou ruins — são influenciados pelo comportamento das pessoas.

Nesse sentido, existe um problema: as empresas reconhecem que o comportamento é importante, mas não sabem gerenciá-lo quando há uma mudança organizacional.

E é aí que entra o Gerenciamento de Comportamento Organizacional (Organizational Behavior Management). Desse modo, fique ligado e acompanhe aqui o nosso conteúdo!

O que é o Gerenciamento de Comportamento Organizacional?

Na ciência do comportamento humano, o Gerenciamento de Comportamento Organizacional é um subcampo da Análise do Comportamento Aplicada, também conhecida pela sua sigla em inglês, ABA.

O GCO é uma abordagem cientificamente comprovada, que aumenta e melhora o desempenho individual e também da equipe no ambiente organizacional. O GCO ajuda a planejar o aumento de desempenho, enquanto os bons comportamentos são mantidos.

Assim, o Gerenciamento de Comportamento Organizacional é uma forma de mudar de forma sustentável a “atitude” e cultura da empresa.

Na nossa vida pessoal, comportamentos que são inadequados resultam em problemas; no ambiente corporativo, isso também precisa estar em mente. Com isso, melhores resultados serão alcançados, independente das mudanças.

Os três pilares do Gerenciamento de Comportamento Organizacional

Qual a situação ideal para aplicar o GCO? Essa é uma pergunta comum, e que deve ser olhada sem esquecer os três pilares do GCO. Esses pilares são:

● O Conceito de Desempenho Organizacional;
● O Modelo ABC e as Técnicas de Avaliação de Consequências;
● Os 7 Passos GCO.

Sobre o primeiro pilar — Conceito de Desempenho Organizacional — isso significa que é preciso compreender o que é o desempenho nesse contexto. O desempenho é o que mede dois fatores:

● Resultados Reais;
● Comportamentos que originaram esses resultados.

Assim, é preciso definir qual é o desempenho adequado, ou seja, qual o resultado a ser alcançado, e o comportamento que leva a isso.

Sobre o segundo pilar, o Modelo ABC é utilizado no gerenciamento de comportamentos para medir o desempenho atual e o desejado. Esse modelo utiliza três elementos variáveis:

● Elemento A: ações realizadas antes de estabelecer um comportamento de interesse;
● Elemento B: indicador do comportamento de interesse, que gera os resultados que foram definidos;
● Elemento C: consequências vindas do comportamento de interesse.

Para mudar o comportamento, a organização pode utilizar os antecedentes — tudo aquilo que vem antes dos comportamentos de interesse — e as consequências, avaliando essas consequências para mudar o comportamento.

Por fim, o terceiro pilar do Gerenciamento de Comportamento Organizacional é o que é chamado de 7 Passos GCO.

Quais os 7 passos GCO?

Os 7 passos GCO são uma orientação para o processo de aprender e desaprender comportamentos. Esses 7 passos são:

Esses sete passos podem ser ainda mais aprimorados se você combinar práticas de gerenciamento como o Lean e o Agile, para garantir autonomia e aprendizado por conta própria, focando no desempenho de forma não individualizada.

Não se esqueça que mudar = gerenciar!

As mudanças organizacionais são comuns no dia a dia das empresas. Porém, é importante deixar algo muito claro: para cada mudança aplicada, será necessário ficar de olho em como as mudanças estão impactando as pessoas e os seus comportamentos.

Em suma, um modelo operacional de gerenciamento de serviços como o VeriSM engloba o GCO, e pode ser útil nesses casos.

Para saber mais sobre o que é o Modelo VeriSM, não deixe de dar uma olhada no curso da PMG Academy!

Confira o curso do VeriSM Foundation: https://www.pmgacademy.com/produto/curso-online-verism-foundation/

CEO & Fundador da PMG Academy | MBA-FGV | Pós-Graduado Neurociência Educacional | Consultor de TI | Design Instrucional na https://www.pmgacademy.com

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store